Aviso: Não, este post não é sobre a música do brasileiro Raul Seixas (não conhecem? toca a googlar: mosca na sopa!) e não é aconselhável aos mais sensíveis.
O que fazes quando uma mosca pousa na tua comida?
A maioria de vocês acabou de responder mentalmente: "afasto o insecto nojento da minha comida" e... continuam a comer. A questão é: será este o comportamento correcto?
O quê, estou a sugerir que não o façam? Claro que não! Mas, segundo o entomologista Ron Harrison, autor de um artigo que li há um tempo, não é a mosca que devemos afastar e sim os alimentos em que pousou.
Pois, é que as moscas precisam apenas de dois segundos (sim, 2 rápidos segundos!!!) para que as suas minusculas patas e todos os pêlos que têm espalhados pelo corpo possam transferir, para os nossos alimentos, muitos e muitos GERMES! Lembram-se que estes bichos são os responsáveis pela transmissão de várias doenças contagiosas, algumas delas bastante graves, como a cólera. Ok, eu sei que grande parte delas não existe em Portugal (as doenças, não as moscas!), ainda assim, não deixa de ser nojento e perigoso.
O melhor a fazer será, portanto, evitar comer os alimentos em que a mosca pousou (sobretudo se estiveres de férias em países menos desenvolvidos).
Eu sei que, neste momento, devem estar a pensar no desperdício da comida. Claro que me preocupo com essa parte. E, como é óbvio, não estou a sugerir que deitem fora uma maçã porque uma mosca acabou de lhe tocar. Nesse caso é simples: lava-se e continuamos a comer! Mas e se for uma sopa? Honestamente, eu prefiro não arriscar. Moscas são nojentas e nem me falem em matá-las porque, para mim, é ainda mais nojento!
É que há bichos do pior!
uau, um tema incomum, mas mesmo muito bom post!
ResponderEliminarhttps://algodaodoce1234.blogspot.pt/
Obrigada Rita! Um beijinho
Eliminar