Estou numa fase em que pentear-me, tomar banho ou simplesmente vestir uma camisola preta me deixa à beira de um ataque de nervos.
É que o meu cabelo está a cair como se não houvesse amanhã!
Qualquer rápida pesquisa na Internet pela expressão "queda de cabelo" nos dá a certeza de que perder entre 50 a 100 fios de cabelo por dia é normal. Como assim, normal? Irá o meu cabelo repor todos esses fios? Como qualquer mulher, já tenho pesadelos em que me vejo careca, o que ainda para mais implicaria sermos dois carecas lá em casa! Conseguem imaginar?!
As causas para esta queda anormal ("anormal" digo eu, sem consultar nenhum especialista) podem ser muitas e ter origem em causas físicas, relacionadas com a alimentação, saúde ou stress. Mas no meu caso, neste momento, o mais certo é ter haver com um factor óbvio: praia!
Sim, sim. É que isto de o cabelo ficar com umas madeixas mais claras e um ar mais rebelde até pode parecer engraçado, mas é muito mau sinal. E se ter cuidados com a pele antes durante e depois das férias já não é novo (falámos disso aqui e aqui), porque será que o cabelo fica esquecido?
O nosso cabelo também sofre com todas as agressões a que estamos sujeitos nesta altura, seja a exposição ao sol ou os banhos frequentes. Portanto, se queremos que não deixe de brilhar nem perca a vitalidade, há que protegê-lo e mimá-lo! Como? Os especialistas aconselham:
- Em momentos de maior exposição ao sol, como na praia, aplicar um protetor solar (Sim, também existem protetores solares para cabelo! Se quiserem poderei dar-vos algumas sugestões)
- Depois de ir a banhos no mar ou na piscina, tomar um duche, assim que possível, para retirar os restos de sal ou cloro que se encontram no couro cabeludo.
- Evitar banhos com água muito quente, pois vão potenciar a secura do cabelo.
- Usar um champô hidratante ou neutro para eliminar resíduos, combinado com um champô próprio para o Verão que ajude também a proteger o cabelo dos efeitos do sol.
- Aplicar uma máscara hidratante e/ou um spray desembaraçante.
- Manter uma alimentação regulada e saudável.
- Procurar manter longe o stress e a ansiedade (o que em altura de férias não deve ser assim tão complicado certo?).
Comentários
Enviar um comentário