Sabias que 70% das mulheres que usam saltos altos começam a sentir dores nos pés após uma hora seis minutos e 48 segundos de uso?
Das restantes, 20% reconhece começar a sentir dores logo ao fim de dez ou quinze minutos. Só as 10% que sobram admitem não sentir dores ou começar a tê-las apenas ao fim de algumas horas de utilização. Assustador, não? Sobretudo, se pensarmos que a maioria de nós utiliza sapatos de salto no nosso dia-a-dia durante várias horas consecutivas.
É verdade que há factores que podem minimizar este problema - apostar em saltos mais quadrados ou grossos, optar por materiais mais maleáveis, preferir os sapatos abertos aos fechados, ter cuidado na forma como apoiamos o pé no chão, ou ainda deixar a compra dos sapatos novos para o final de um dia de trabalho, quando os nossos pés, já cansados e inchados, estão menos tolerantes ao desconforto. Mas nada disto parece ser suficiente para fazer desaparecer a dor na totalidade, certo?
Que o diga eu! Ontem, depois de um dia inteiro a andar de um lado para o outro em cima destes meus companheiros, que até são bastante confortáveis, tinha os pés numa lástima - cansaço, inchaço e muitas dores!
Então, o que podes fazer para aliviar estes sintomas?
- Descalça-te (ok, isto não é bem um passo, mas já causa um alivio enorme!)
- Faz uma auto-massagem de cerca de 5 minutos (em cada pé), usando uma bola de ténis. Sim, isso mesmo! Coloca a bola no chão e vai passando o pé em cima da bola, tendo o cuidado de a passar nas várias partes do pé. Vais perceber de imediato o efeito que causa na planta do pé.
- De seguida, mergulha os pés em água fria (tão fria quanto suportares) durante outros 5 minutos. Isto ajuda a diminuir o inchaço.
- Retira os pés da água, limpa-os e aplica um creme especifico para pés cansados, como este da Babaria. Massaja os pés, com movimentos circulares. Assim fazes com que o creme seja absorvido e, ao mesmo, tempo atenuas a pressão. Podes mesmo estender a aplicação às pernas se as sentires igualmente cansadas.
- Para terminar, deita-te a relaxar durante uns minutos, com as pernas mais elevadas.
E estarás pronta para voltar a calçar os teus sapatos preferidos no dia seguinte!
Lembro me de sair do meu baile de finalistas quase a rastejar. No dia seguinte, não conseguia andar de todo. Gostei muito das dicas, parecem ser úteis!
ResponderEliminarXoxo
Ciela Unlimited | cielaunlimitedblog.wordpress.com